Orla reformada, proximidade com a capital, transporte gratuito e incentivos do governo estão entre os atrativos para quem deseja construir em Maricá
Por que construir em Maricá é um ótimo investimento?
Um bom termômetro para saber se vale a pena construir em Maricá é acompanhar seu crescimento populacional. Se o número de moradores cresce, sobe também os incentivos públicos e privados naquela região. O fenômeno também revela sinais de uma vida com mais qualidade. Afinal, se muita gente está migrando para um certo território, é muito provável que ele tenha muito a oferecer. Maricá ilustra bem essa hipótese. O município teve o maior aumento populacional do estado do Rio de Janeiro nos últimos anos, segundo o IBGE, com um aumento de 54% entre 2010 e 2022. O grande movimento impulsiona a economia local e gera oportunidades para quem deseja construir em Maricá.
Turismo: um dos motivos para construir em Maricá
Mas afinal, o que torna a região tão irresistível?

O turismo é um dos grandes atrativos. Com praias, trilhas e festivais culturais, a cidade atrai visitantes durante todo o ano, o que gera demanda por hospedagem e imóveis para temporada. O local é um convite ao lazer ou mesmo para quem deseja viver mais afastado dos grandes centros urbanos, sem perder a comodidade de ter todos os serviços essenciais por perto – escolas, hospitais, segurança, transportes. Este último, aliás, merece um capítulo à parte.
Mobilidade gratuita: um diferencial para quem quer construir em Maricá
Na vanguarda da urbanização, Maricá, com seus 46 quilômetros de praias oceânicas e seis lagoas, é uma das poucas cidades brasileiras que contam com tarifa zero de ônibus: O município disponibiliza 25 linhas de ônibus gratuitos, os famosos ‘vermelhinhos’. No que diz respeito à mobilidade, a região avançou significativamente, com obras de pavimentação e melhorias no saneamento. O governo local oferece também bicicletas compartilhadas de graça, de forma a incentivar a atividade física e a reduzir o uso de combustíveis com veículos privados. A iniciativa contribui para um estilo de vida mais saudável e sustentável para moradores e visitantes.
A proximidade com a capital fluminense favorece o crescente fluxo migratório, em especial daqueles que estão em busca de mais segurança. Maricá tem registrado avanços significativos nessa área, com investimentos em monitoramento por câmeras, ampliação do efetivo policial e parcerias com o governo estadual para melhorar a proteção da população. Por conta disso, a casa que antes era de veraneio tem se tornado o endereço fixo de muitos cariocas e fluminenses.
Construir em Maricá: qualidade de vida e infraestrutura moderna
Para quem pensa em construir em Maricá deve saber que a região tem, desde 2014, uma moeda própria, a mumbuca. O nome é uma referência ao primeiro bairro onde foi implantado um programa municipal de transferência de renda. A moeda social está atrelada ao real, ou seja, 1 mumbuca vale sempre R$ 1. Mais de 11 mil prestadores de serviço estão cadastrados para aceitar a moeda, o que pode ser um diferencial para integração com a comunidade e apoio à economia local.
Com crescimento econômico robusto, programas sociais abrangentes e uma excelente qualidade de vida, o mercado imobiliário do município está em plena expansão. Esse aumento na demanda por moradias impulsiona a valorização dos imóveis. Investidores que decidem construir em Maricá, onde há muitos terrenos disponíveis, podem aproveitar a tendência e obter excelentes retornos financeiros. O setor de construção em Maricá recebe incentivos fiscais do governo municipal, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade para construtores, o que torna uma estratégia rentável, seja para venda ou aluguel. Além disso, a prefeitura promove iniciativas voltadas à urbanização e sustentabilidade, garantindo um crescimento ordenado e planejado.
A resposta para tanto investimento veio em forma de prêmio. Em 2024, o Instituto Aquila, que incentiva as boas práticas das gestões públicas, avaliou o desempenho do município e premiou Maricá em duas categorias do Band Cidades Excelentes: “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública” e “Saúde e Bem-Estar”, com destaques para a redução da desnutrição infantil, a ampliação da cobertura vacinal para 70%, linhas de créditos facilitadas para Microempreendores Individuais (MEI) e o Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT).
Dê o primeiro passo para construir em Maricá com profissionais qualificados.
Motivos para construir em Maricá, como vimos, não faltam. Talvez o que esteja faltando seja encontrar profissionais qualificados para transformar essa ideia em realidade. Contar com especialistas faz toda a diferença, seja para lidar com a parte burocrática, seja para planejar, construir ou decorar. Afinal, nossa casa é a extensão de quem somos. Para dar o primeiro passo, entre em contato Serqueiros de Paula e vamos concretizar esse sonho juntos!